Votos de Casamento

Não vou negar: no início, senti estranheza. Como assim eu podia ser eu mesma e isso não te assustava? Ao seu lado, eu só sentia mais e mais vontade de viver minha verdadeira essência, não me transformar em alguém que se encaixasse em padrões ou me tornar outra pessoa apenas para te agradar.

Comecei a fazer alguns testes. Fazia caretas, dançava estranho, dividia os pensamentos mais absurdos… tudo que pudesse te fazer sair correndo na primeira oportunidade. Por incrível que pareça, você entendeu todas as minhas piadas. E riu comigo; e completou com trocadilhos ainda mais infames. Esse foi um dos milagres que você me apresentou: amar e ser amada sem que eu precisasse ser alguém além do que já sou.

Desde que te conheci, comecei a me levantar da mesa nos lugares onde o amor não é servido e enxerguei o quanto eu e minhas ideias têm valor e merecem respeito. Minha régua sobre como uma relação deve ser aumentou muito. Não me interessa mais mudar a mim e aos outros; cada dia mais, quero ser feliz antes de tentar agradar qualquer um.

Com você, os únicos limites para meu estudo e minha carreira são aqueles obrigatórios para manter a saúde. É uma bênção te ver crescer enquanto posso fazer o mesmo sem culpa de investir em mim também.

E só eu sei o quanto sou grata pelas pessoas aqui presentes que te criaram e fizeram de você uma das pessoas mais especiais que conheço: você cuida, acolhe, ajuda a todos que pode, não julga aparências, compra brigas por justiça e, mesmo com timidez, ouve, perdoa, sempre pede desculpas e enxerga o melhor em todos nós.

De hoje em diante, prometo cuidar para que nossa alegria seja estrondosa, potente, ultrajante – um exemplo de como o amor pode ser paz e, ao mesmo tempo, emoção. Na tristeza, quero estar ao seu lado nunca para fingir que ela não existe, mas vigiar para que ela seja sentida de forma honesta, sem máscaras que tentam maquiar a dor. Nós vamos enfrentá-la juntos e estarei aqui pra te lembrar de que tudo passa, exceto minha fé em você.

Da sua saúde, cuidarei para que sempre te permita viver seus sonhos, experimentar novos sabores e conhecer este mundo imenso e tão diverso. Estarei ali disponível para voar ao seu lado e vibrar com todos os voos que você também dará sozinho. Afinal, não somos duas metades, mas dois inteiros – e é exatamente por isso que, juntos, somos tão fortes.

Por fim, quando a doença chegar, prometo estar exatamente como nesta rara noite de insônia em que escrevo meus votos: presente, atenta, grata por ter você como minha família. Quero ser seu ponto de paz e equilíbrio e te lembrar de que minha casa é qualquer lugar onde você estiver.

Nos anos 70, minha autora favorita escreveu que “tudo no mundo começou com um sim. Uma molécula disse sim a outra molécula e nasceu a vida”. É raro acontecer, mas vou ter que discordar do que ela disse: no mundo que compartilho com você, tudo começou com um “eu também”.

Publicado por


Deixe um comentário